Diaristas têm agora a oportunidade de se formalizar pagando menos de R$ 50 mensais

No Brasil, o setor de limpeza chega a movimentar R$ 30 bilhões no ano

10 FEVEREIRO 2015, SãO PAULO, BRASIL

São Paulo, fevereiro de 2015

Profissionais autônomos de limpeza agora podem se registrar como Microempreendedores Individuais (MEI) e terem benefícios como auxílio doença e aposentadoria. Para se formalizar como MEI, o prestador de serviço deve faturar no máximo R$ 60 mil por ano e ter até um funcionário com carteira assinada. Com isso, o profissional tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Uma das vantagens do registro é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, pedidos de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Com o registro, também é garantido o direito de emitir nota fiscal, além de participar de licitações públicas.

Como MEI, o prestador de serviço fica isento dos tributos federais, mas colabora mensalmente com o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O valor é fixo: R$ 39,40 para o INSS e mais R$5,00 para o ISS, pela prestação de serviço.

Antes de se formalizar como MEI, pelo Portal do Empreendedor, verifique na Subprefeitura do município onde será registrada a sededa empresa, se a atividade já está autorizada. Essa checagem deve ser feita para evitar que o pedido do CNPJ seja negado. O Sebrae disponibiliza um curso a distância, Microempreendedor Individual, que pode ser acessado nesse link, e mostra aos trabalhadores informais a importância de se legalizar e seus benefícios.

Uma alternativa moderna e efetiva para os prestadores de serviço domésticos

Para quem está informal no mercado de trabalho de serviços domésticos a Helpling, plataforma online que conecta profissionais de limpeza com clientes a procura do serviço, oferece uma oportunidade de formalização com mais flexibilidade, dinamismo e comodidade para os prestadores.

Os interessados se cadastram, preenchendo as informações de agenda e a área que querem atender, e passam a receber oportunidades de serviço que chegam por e-mail. Tudo muito simples e rápido e a remuneração anima, podendo passar de R$ 3 mil, trabalhando de segunda a sábado.

“Anualmente, o setor gera no Brasil uma receita de cerca de 30 bilhões de reais e conta com mais de 6,7 milhões de profissionais espalhados pelas principais regiões. A formalização de diaristas como Microempreendedores Individuais, é uma novidade que aquece o setor de limpeza, que de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), detém um dos maiores déficits globais de trabalho decente e em grandes centros urbanos, como São Paulo, esse deficit fica ainda mais exacerbado.”, comenta Eduardo Küpper, fundador da Helpling Brasil.

Dentro do site, o profissional acessa uma área exclusiva, onde pode conferir as oportunidades, os serviços realizados e os respectivos valores. Após a execução do serviço, o pagamento vai automaticamente para a conta bancária do profissional.

Sobre a Helpling

A Helpling é baseada em Berlim, na Alemanha, e é a líder no segmento de plataformas online para profissionais autônomos. O time global de mais de 300 colaboradores é comandado por Benedikt Franke e Philip Huffmann. A missão da companhia é dar às pessoas tempo para o que elas realmente querem fazer, enquanto torna acessível os serviços de limpeza doméstica para os clientes, a um ótimo custo benefício. A Helpling conta com o apoio do grupo Rocket Internet e iniciou suas operações no final de março de 2014, na Alemanha, e já se estendeu para a Áustria, o Brasil, a França, a Holanda, a Espanha, a Itália, a Suécia e o Canadá.

comunicados de imprensa