6 dicas para fazer limpeza sem desperdiçar água

16 MARCH 2015, BRASIL
Resumo

A importância de um dos bens naturais mais valiosos do planeta é reconhecida e comemorada no dia 22 de março. O Dia Mundial da Água passa a valer ainda mais em tempos de seca, com o racionamento batendo à porta. Economizar é fundamental, mas na hora de deixar a casa limpa pode ser difícil transformar a teoria em prática. A Helpling, plataforma virtual para contratação de profissionais de limpeza, dá seis dicas para deixar a casa brilhando sem usar muita água. Confira:

Utilize produtos que não precisam ser enxaguados. O vinagre e o álcool são bons substitutos para higienizar a maioria das superfícies (com exceção do mármore e do granito). Não necessitam de grande quantidade para atingir um resultado satisfatório e nem precisam de enxágue, basta remover o excesso com um pano levemente úmido.

Dê preferência a panos de algodão. Eles absorvem mais a água e permitem a limpeza de um espaço maior, sem a necessidade de enxaguá-los várias vezes.

Reuse a água da lavadora de roupas para limpar piso e áreas externas. Uma das maneiras de reutilizar a água da máquina de lavar é usá-la para a limpeza do chão. Mas o líquido não deve ser despejado diretamente no piso, por conter grande quantidade de sabão. A dica é depositar o conteúdo da máquina em um balde e utilizar um pano úmido com rodo para a aplicação, assim não é preciso enxaguar.

Adote um borrifador. Especialmente para desinfetar o banheiro, quando a água é indispensável, o ideal é depositar o líquido em um borrifador ou pulverizador. Esse recurso permite utilizar somente o necessário na hora de remover sujeiras locais, com o auxílio de um pano. Para garantir o efeito, também é indicada a utilização de água sanitária.

Feche a torneira para lavar a louça. Antes de lavar pratos, copos, talheres e outros utensílios, é indicado retirar todos os restos de comida ou bebida. Para lavar, a melhor maneira é mergulhar a louça suja em uma vasilha com água morna e detergente neutro, que ajuda a remover a gordura e faz menos espuma.

Use vassoura para limpar o quintal. Deixe de usar água para limpar o quintal, de acordo com a Sabesp, 15 minutos usando a mangueira gastam cerca de 279 litros.

comunicados de imprensa