Confira as dicas da Helpling para uma faxina sustentável

Faxina usando bicarbonato de sódio, café e pão ajuda a natureza

01 JUNE 2015, BRAZIL
Resumo
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho e instituído pela ONU, alguns dos produtos mais naturais, rápidos e eficazes podem estar nas lixeiras. Quando ninguém estiver olhando pegue a casca daquele pepino que iria para o lixo e use-a para tornar a vida ainda mais sustentável dentro do lar!

Helpling, empresa que intermedeia a contratação de profissionais de limpeza doméstica via site ou aplicativo, produziu uma lista para uma faxina com ingredientes naturais que, normalmente, iriam para a lixeira, mas que podem ser úteis na hora de colocar a mão na massa:

Vinagre branco, o coringa da faxina. O difícil é achar algo que não pode ser limpo com ele. Vinagres industrializados normalmente contêm 5% ácido acético, o melhor ingrediente na hora da retirada de gorduras e bactérias. Além disso, o vinagre é bom, especialmente, para a limpeza de pisos não-encerados e decalcificação de minerais. Use-o para limpar a sua cafeteira, já que ele é ótimo na retirada de resíduos oleosos. Jogue uma mistura que contenha metade vinagre e metade água na cafeteira e, depois, é só enxaguar bastante para se livrar do cheiro de vinagre.

Azeite não é só na pizza, acredite. O azeite é ótimo na hora de retirar aquele adesivo em qualquer superfície, além de dar brilho à madeira e neutralizar cheiros de canos e ralos. Ele também é recomendado para a retirada de marcas d’água na sua pia de aço inox: é só passar um pano úmido com um pouco de azeite e as manchas sairão.

Limão, poderoso desinfetante natural. Use o suco de um limão e água fervente para eliminar germes em itens de cozinha e brinquedos. Ele também pode ser usado como branqueador para panos de prato e lençóis: coloque os tecidos de molho, numa solução com uma parte de suco de limão e três partes de água durante toda a noite e deixe-os secando no dia seguinte.

Bicarbonato de sódio, aliado na culinária e também na faxina. Algumas das nossas frutas e vegetais favoritos como pêssegos, amoras e aipos precisam de um cuidado extra para se livrarem de vestígios de sujeira e pesticidas. Normalmente, elas precisam ser lavadas; então, aproveite e deixe-os de molho na água, em temperatura ambiente, de cinco a dez minutos, com algumas colheres de bicarbonato de sódio. O produto é eficiente e abrasivo, funcionando bem ao remover marcas de xícaras em pires; basta deixá-los de molho durante a noite em uma parte de bicarbonato e duas de água. No dia seguinte, é só secar e pronto, estarão limpos novamente.

Óleos essenciais, a aromaterapia da faxina. A maioria dos óleos essenciais são ótimos produtos de limpeza, principalmente, pelo benefício do aroma, que é terapêutico. Por exemplo, coloque um pouco de óleo de eucalipto quando for lavar a roupa de cama, pois os ácaros não gostam desse cheiro. Óleos de lavanda ou limão também são ótimos na higienização das suas janelas, pois são antissépticos naturais, e, para maior eficácia, é só adicionar algumas gotas na água quando for limpá-las.

Café, melhor amigo para inibir cheiros ruins. Eles são ótimos para remover o mal cheiro que vem do lixo de sua casa, além da geladeira e de suas mãos depois de mexer com cebolas ou alho. É só esfregar um pouco nos lugares com cheiro diferenciado.

Vidro embaçado? Pepino nele! Cansado de desembaçar o espelho do banheiro depois do banho? Cascas de pepino nele! Esfregue-as no espelho para evitar que o vidro fique embaçado. Eles também são ótimos impermeabilizantes de sapato para dias chuvosos. É só esfregar um pouco de casca de pepino nos seus sapatos para remover a sujeira e dar brilho.

Helpling is the leading online marketplace for home services outside the U.S. On the website or via app, customers can book a vetted and insured cleaner and gain back free time within a couple of clicks. For cleaners, the innovative online service makes it easier than ever to access new clients and to manage when and where they want to work.

Helpling was founded by Benedikt Franke, Philip Huffmann and Rocket Internet in January 2014. Since then the company has raised 56.5 million Euros from investors such as Mangrove Capital Partners, Phenomen Ventures, Point Nine Capital, Lukasz Gadowski, Lakestar and Kite Ventures.

comunicados de imprensa